segunda-feira, 30 de abril de 2012

As atividades desta postagem foram sugeridas para o trabalho de alfabetização de jovens e adultos.
As atividades bem como as sugestões de utilização encontram-se abaixo:

Leia o texto com a turma, cante a música até saberem de cor, escreva no quadro e vá cantando acompanhando com o dedo (leitura de ajuste), repita o mesmo procedimento com 3 ou 4 alunos indo ao quadro e apontando a letra (lembre-se que o oral deve estar ajustado ao escrito) , pare em determinadas palavras e pergunte que palavra é, descubra cantando e apontando.
Converse sobre a música, título, autor. Deixe que falem sobre essa “morena” e porque ela é comparada a frutas, explore a oralidade pedindo para imaginarem os gostos, os sumos dessas frutas. E como é essa mulher? Gostosa como uma fruta? Na música há características físicas da morena? (pele macia, olhar noturno)
Peça para que imaginem esta mulher, peça para que façam uma atividade imaginativa, procurem em revistas um rosto que seja desta morena, depois peça para que desenhem o seu corpo. Escolham um nome (cada aluno deve escolher e escrever o nome escolhido – atividade de escrita), façam uma exposição das morenas tropicanas da turma.
E outro dia regate a música, cante de novo apontando para as palavras, pergunte se são capazes de reconhecer nomes de frutas. Conhecem essas frutas? Muitas são típicas do nordeste brasileiro (aproveite para conversar sobre a origem deles, as diferenças em relação as comidas, frutas que não encontram aqui). Leia a música com eles novamente e vá circulando (eles devem fazer o mesmo na folha deles). Depois proponha colocar esses nomes em ordem alfabética, aproveite para explicar porque que se chama ordem alfabética, leia o alfabeto, mostre situações em que a organização por ordem alfabética facilita a vida (dicionário, organização das fichas dos alunos na secretaria, na lista de chamada, no caderno de telefones). Coloque com eles, os nomes de frutas em ordem alfabética (essa primeira atividade deve ser feita em conjunto para mostrar o procedimento de olhar a 1ª letra e o alfabeto, ou as demais letras, caso necessário. Essa lista será usada na atividade de leitura seguinte onde procurarão os nomes das frutas (na atividade a seguir os nomes das frutas estão na mesma ordem em que aparecem na música, mas eles procurarão na lista produzida em ordem alfabética).









 Essa atividade pode também ser feita no coletivo (para que eles conheçam o procedimento) ou em grupos onde o professor irá intervir na realização da mesma. Os alunos devem, assim como na leitura de ajuste, cantar e apontar para a música até descobrir qual palavra que está faltando. Você pode escrever um banco de palavras (atividade de leitura) ou sem o banco (atividade de escrita)







 Antes de ler o texto para/com eles, explore os elementos estruturais, deixe que eles falem se conhecem algum texto que se estrutura assim. Caso percebam que é uma receita, mostre como se divide, pra que serve, observe com eles como que os números aparecem (nas quantidades).
Depois leia com eles e permita que arrisquem na leitura.
Pergunte se é assim que fazem salada de frutas.
Proponha a escrita coletiva de uma receita
Pode ser musse de maracujá que é fácil!

EXPLORE A IMAGEM, VEJA SEMELHANÇAS, FRUTAS QUE SE REPETEM , QUE APARECEM CORTADAS, INTEIRAS, AS CORES DAS CASCAS, DAS POLPAS. PERGUNTE SE SABE PRA QUE SERVE OS CAROÇOS, FALE SOBRE A IMPORTÂNCIA DELAS EM UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
BRINQUE COM A IMAGEM, PEÇA PARA OLHAREM POR DOIS MINUTOS (MARQUE NO RELÓGIO) DEPOIS VIREM A FOLHA E VEJAM SE SÃO CAPAZES DE DIZER OS NOMES DAS FRUTAS QUE APARECEM, QUE APARECEM INTEIRAS, QUE APARECEM CORTADAS, SE LEMBRAM O QUE HAVIA NA FIGURA QUE NÃO ERA FRUTA.
DEPOIS FAÇA A ATIVIDADE, VOCÊ DEVE LER A PERGUNTA E ELES, APÓS DESCOBRIREM A RESPOSTA DEVEM PROCURAR.
OUTRA POSSIBILIDADE É FAZER EM DUPLA ONDE UM LÊ E O OUTRO PROCURA A RESPOSTA.
A MESMA IDEIA PODE SER UTILIZADA EM UMA ATIVIDADE DE ESCRITA. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário