segunda-feira, 30 de abril de 2012

Em 2011 recebi o desafio de trabalhar com Educação Infantil. 
Em Duque de Caxias, na Escola Municipal Zilda Arns, tive o privilégio de vivenciar uma experiência de trabalho coletivo, desde o planejamento (incluindo não só o pedagógico, mas sonhos, desejos, brincadeiras, delírios) até a execução. O que publicarei a respeito deste ano não é trabalho meu, nem meu e de meus alunos somente, mas desse coletivo que se chama EM Zilda Arns, portanto, desde já agradeço às pessoas que fizeram esse sonho existir.

Certa de que a leitura e escrita está presente na vida das pessoas que vivem em uma sociedade grafocêntrica, acreditamos que a Educação Infantil também é espaço de se trabalhar com a leitura e a escrita. Atividades em que, de forma lúdica e prazerosa, tragam os textos para dentro de nossa sala de aula.
Muitas atividades não podem ser trazidas para cá, pois foram atividades realizadas coletivamente, registradas em blocão, escritas no chão da escola, nos murais, do quadro branco. outras cantadas, faladas, ouvidas e compartilhadas. As outras estão aqui.

Aqui vocês verão algumas das atividades desenvolvidas:


Leitura de ajuste. Localização de algumas palavras (realizada coletivamente). Cada aluno desenharia aquilo que gostaria de receber de presente de aniversário. 

Procurar as letras que compõem o nome.

Dobradura do jacaré. Realizada a partir de música utilizada pela Sala de Leitura e na rotina escolar.


Trabalho realizado pela Sala de Leitura "qual seu medo", feito a partir da leitura da História "Chapeuzinho Amarelo" de Chico Buarque. Em sala o trabalho teve continuidade a partir da leitura dos livros "Quem tem medo de quê?" e "Quem tem medo de monstro?", ambos de Ruth Rocha. Os alunos deveriam localizar a palavra onde estava escrita o seu medo e desenhá-lo.

Leitura de ajuste, localização de palavras. Esta cantiga fazia parte da rotina. Galinha feita com guache com a mão da criança.

Macio: papel camurça. Áspero: lixa. Após desenhar localizamos o local certo para colar a partir da reflexão sobre a letra inicial (relação grafema/fonema)

Diferença entre número/letra/desenho

trabalho de leitura realizado a partir do livro "Quem é quem no baile a fantasia" de Anna Cláudia Ramos

Leitura de ajuste, localização de palavras, dobradura a partir de círculos.

Atividade de dobradura e escrita a partir da História do balão, onde um balão se transforma em borboleta após tentar parar em uma casa, barco, árvore e casa (todos feitos com 2 quadrados que podem ser utilizados como triângulos).

Primeiro fizemos a lista coletiva das comidas que tivemos na nossa Festa Junina, depois relacionamos nomes e figuras

Desenho a partir de figura de revista


Atividade de leitura. Antes trabalhamos muito as cores, misturamos massinha e guache, pintamos com rolha, pincel, dedos. escrevemos os nomes das cores, montamos gráfico das cores preferidas da turma.

Atividade realizada a partir do trabalho com a música "Borboletinha"

Uma atividade que os alunos adoraram! localizar o rosto dos colegas e relacionar com os nomes.

Atividade de leitura realizada a partir do livro "Chapeuzinhos Coloridos" de José Roberto Torero

Atividade de leitura a partir dos personagens do nosso folclore

Atividade de leitura.

O aluno deveria contar o número de letras do seu nome e localizar na tabela

Trabalhando com formas geométricas e cores




Atividade de Leitura realizada  a partir da brincadeira: Meus pintinhos venham cá

escrita realizada coletivamente



atividade realizada no coletivo

As atividades com o nome eram diárias, além das aqui expostas, fazíamos também: nomes trocados, bingo de nomes, procurar o nome do colega do lado, preguicinha...







As atividades de escrita foram realizadas coletivamente.





localizar a palavra que completa a música no banco de palavras




localizar a palavra que completa a música no banco de palavras



localizar a palavra que completa a música no banco de palavras

Nenhum comentário:

Postar um comentário